Ser feliz é útil porque a energia que você emite está impregnada para o bem em tudo que você faz. Quando o dia amanhece bonito e ensolarado, vem logo a vontade de fazer alguma atividade ao ar livre para aproveitar o clima e da natureza, não é?

Além de divertidos, os piqueniques se tornaram uma ótima opção para reunir os amigos e a família, além de proporcionar momentos agradáveis ao ar livre. Em tempos de correria e estresse, nada melhor do que deixar a tecnologia de lado, aproveitar a natureza e passar um tempo de qualidade com as pessoas queridas de forma sustentável.

Tem se tornado tendência fazer piqueniques para comemorar ocasiões especiais. Seja em aniversários, chá de cozinha ou chá de bebê, comemoração de noivado, ou apenas um motivo para reunir os amigos em uma tarde de sol, a escolha de fazer um piquenique vem ganhando cada vez mais adeptos.

Que tal transformar o tradicional piquenique em um momento gostoso e agradável, sem poluir o meio ambiente ou seja, faça um piquenique sustentável!

A decoração de piquenique deve ser divertida, porém sem grandes exageros. Foto: divulgação

Lista de afazeres

Fim de semana, primavera para alguns, aqui trazendo dicas de como tornar esse programa mais sustentável, segundo Pensamento Verde, para você se preocupar só com a previsão do tempo.

Por onde começar

Opte por parques próximos da sua casa. Assim, você pode ir a pé ou até mesmo de bicicleta, aproveitando para fazer atividade física e apreciar o percurso.

Caso não tenha essa possibilidade, escolha ir de carona coletiva, para contribuir com a diminuição da poluição.

No caso de fazer um evento com muitos convidados vale a pena entrar em contato com a prefeitura de sua cidade para verificar a disponibilidade. Outro ponto importante é verificar se o terreno escolhido é plano, o que facilitará muito a composição da mesa ou disposição dos elementos em cima da toalha.

Após o local estar decidido, é importante verificar as condições climáticas para não ter surpresas no momento do evento. O horário é outro fator que deve ser levado em consideração.

Um bom horário seria após às 15 horas, quando o sol não está tão forte e a luminosidade se manterá por mais algumas horas. Como isso também depende da estação do ano, fique de olho nesse aspecto.

Quais itens levar?

Luciane Rosa, proprietária da Picnic Chique, empresa que organiza piqueniques nos parques do Rio de Janeiro sugere os seguintes itens como indispensáveis: toalha xadrez, talheres, caixa ou bolsa térmica, saco de lixo para recolher o lixo ao final, álcool em gel, saquinhos de organza com cravo para espantar as formigas, repelente para insetos, protetor solar e almofadinhas para proporcionar melhor conforto.

Dependendo do evento, mesa e banquinhos complementam o visual. Se desejar, um aparelho de som pode tornar o clima ainda mais aconchegante.

Sacolas reutilizáveis

As sacolas plásticas também são responsáveis pela poluição dos mares e rios, se tornando altamente prejudicial à vida dos animais. E mais, a decomposição desse plástico polui o meio ambiente, através da liberação do gás carbônico, um dos grandes causadores do efeito estufa.

Aprovado em maio deste ano pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), o projeto de lei que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais de Manaus (Amazonas), entrou em vigor nesta sexta-feira (1/10).

A lei tem a finalidade de estimular o uso de sacolas reutilizáveis que não prejudiquem o meio ambiente. “As sacolas plásticas são as principais causadoras de entupimento de bueiros e córregos, contribuindo muito para a retenção de lixo e para as inundações em períodos chuvosos”, ressalta o vereador Fransuá (PV), autor do projeto.

Então use sacolas reutilizáveis que não prejudiquem o meio ambiente.

Comidinhas

Escolha alimentos de origem orgânico. Além de serem uma ótima escolha para a saúde, também são menos agressivos ao meio ambiente, já que usam menos agrotóxicos.

Outra opção para quem tem horta em casa, é consumir o alimento que você mesmo produz.

A quantidade de comida depende do número de convidados. O ideal é ter ao mínimo duas opções de bebidas e três opções de salgados.

Um toque vegado

Como sugestão de alimentos, batata chips, palitinhos de legumes (cenoura, salsão e aspargos), quiche de legumes, frutas variadas e mix de castanhas são uma ótima pedida.

Então, lembre-se que é importante evitar o desperdício de alimentos. Separe aquela sacola para recolher o seu lixo e descartá-lo em um local apropriado.

Comidas para piquenique são aquelas bem leves, saborosas e fáceis de fazer. Foto:divulgação

Use recipientes reutilizáveis

Embale os alimentos da mesma forma que os colocaria na geladeira para armazenamento: usando recipientes reutilizáveis ​​com tampas​.

O ideal é que não sejam embalados com plástico ou folhas de alumínio.

Isso vale para pratos, talheres, canudos e copos, opte por utensílios biodegradáveis ou reutilizáveis.

Um piquenique em meio a natureza é uma ótima opção para curtir as crianças. Foto: divulgação

Bebidas

Evite bebidas individuais, elas criam uma grande quantidade de resíduos. Opte por embalagens que venham com mais líquido.

Uma outra opção é levar a bebida diretamente de casa, sucos de diversas frutas ou água de coco em garrafas térmicas. Lembre-se de levar água para ficar hidratado durante todo o período.

Piquenique romântico: morango e vinho ajudam a criar o clima. Foto: divulgação

Com essas sugestões fica bem mais fácil e gostoso fazer um piquenique sustentável – e ainda, de quebra, é uma ótima oportunidade de aprender a importância da preservação ambiental.

Será uma ótima experiência para você e o meio ambiente vai te retribuir com um dia lindo de sol.

Fonte: Focando no Positivo