O morango é uma fruta vermelha de origem européia, apresentando várias espécies,  sendo a fragaria a mais comum e cultivada em várias partes do mundo. Além de ser uma fruta pouco calórica, apresentando cerca de 38 calorias por 100 gramas de morango, é rico em vitaminas vitamina C, A, E, B5 e B6.

Os principais minerais presentes no morango são: Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio. A fruta também é rica em flavonóides, importante agente antioxidante no organismo dos seres humanos. Outra característica nutricional importante do morango é que ele possui boa quantidade de fibras alimentares (cerca de 2,5 gramas de fibras por 100 gramas de morango).

Dentre os principais benefícios do consumo de morangos para o organismo podemos citar: fortalecimento do sistema imunológico, auxílio no bom funcionamento do sistema digestivo, ação anti-inflamatória, auxilio no processo de cicatrização de ferimentos, entre outros.

O morango é também uma fruta rica em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico, que conferem outros benefícios para a saúde, tias como combater o envelhecimento da pele, ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a capacidade mental, prevenir o câncer e ajudar a combater inflamações.

Além disso, o morango também tem fibras que combatem a prisão de ventre e a “zeaxantina“, uma substância importante para a saúde dos olhos. Na culinária, o morango é muito usado na produção de sucos, sorvetes, bolos, tortas doces e geleias. O morango pode também ser consumido como vitamina, misturado na gelatina, com iogurte, nos cereais no café da manhã ou na salada de frutas, por exemplo.