Para que o morango seja nutritivo e saudável, precisa passar pelas etapas de higienização antes do consumo. A sanitização também contribui para a manutenção da qualidade do produto durante o armazenamento.
A limpeza é realizada para remoção de impurezas, insetos e outras sujidades aderidas ao fruto. Para que essa fase seja concluída, é necessário colocar o alimento em uma vasilha com três (3) gotas de detergente neutro para cada litro de água por alguns minutos. Depois, escorra e enxague bem em água corrente, unidade por unidade.
A segunda fase, que é a desinfecção ou sanitização, serve para reduzir o número de microrganismos a um nível que não comprometa a segurança do alimento. Nesta etapa, pode ser utilizado hipoclorito de sódio ou água sanitária comercial (de 2,0% a 2,5%).
No caso da água sanitária, deve ser utilizado 5 ml (1 colher de sopa rasa) em 1 (um) litro de água. Os morangos devem ficar em contato com essa solução por 10 minutos. Em seguida, devem ser enxaguadas em água potável. E deixá-los secar antes de armazenar.
Para limpar e sanitizar os morangos com soluções caseiras, você vai precisar de:
- 1 litro de água.
- 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre de maçã.
- 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio.
Coloque os frutos saudáveis em uma solução desinfetante composta por água, bicarbonato de sódio, limão ou vinagre de maçã e deixe de molho durante 15 minutos.
Depois enxágue os morangos, um por um, em água corrente de temperatura ambiente ou fria. Não utilize água quente para lavar os frutos, ela pode estragar o alimento e diminuir o tempo de preservação do morango.
Para higienizar os morangos em apenas 5 minutos, com produtos prontos, você vai precisar de:
- 1 desinfetante para hortifrutícolas – produto específico para frutas, legumes e hortaliças.
Coloque os frutos saudáveis na solução, espere o tempo recomendado na embalagem e depois enxágue.